A carregar...

Noticias

Ultimas novidades
Home / Noticias

MARCOS ANTÓNIO NEVES DA FONSECA CESSA FUNÇÕES DE COMANDANTE DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE TABUAÇO

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Marcos António Neves da Fonseca cessa funções de Comandante dos Bombeiros Voluntários de Tabuaço

"Porque as Instituições e, neste caso, porque os Bombeiros Voluntários de Tabuaço, são muito maiores do que qualquer pessoa e, porque não há ninguém eterno, entendo ter chegado o meu momento, o momento que considero ideal para terminar a minha carreira operacional nos Bombeiros Voluntários de Tabuaço.

(…) no próximo dia 25 de janeiro de 2024, data em que termina a minha comissão de serviço para a qual fui nomeado em 25 de janeiro de 2019, termina também a minha carreira ativa enquanto Comandante deste Corpo de Bombeiros."

Foi com estas palavras que o Comandante Marcos Fonseca informou da sua intenção de não continuar nas suas funções.

Marcos Fonseca faz parte do Corpo Ativo da AHBV de Tabuaço desde 14 de dezembro de 1993, como Bombeiro Auxiliar, fazendo toda a carreira até chegar a Bombeiro de 3ª Classe em 04 de junho de 1996.

São 30 anos de serviço, com o exercício dos vários cargos na cadeia de comando.

Foi nomeado Adjunto de Comando do CB de Tabuaço, a 26 de março de 2007, cargo que desempenhou até 13 de dezembro de 2011.

A 14 de dezembro de 2011 foi nomeado 2º Comandante, cargo que desempenhou até 11 de maio de 2018.

Com a saída do anterior comandante Ernesto Fonseca assumiu o cargo de comandante em regime de substituição em 12 de maio de 2018 até 24 de
janeiro de 2019.


Foi nomeado Comandante do CB de Tabuaço, a 25 de janeiro de 2019.


Simultaneamente, fez parte da Direção da AHBV de Tabuaço, como Secretário, de 2007 a 2018.

Exerceu, também, cargos diretivos na Federação de Bombeiros do Distrito de Viseu (desde 2009) e cargo de Comandante de Setor (Distrital), desde dezembro de 2021.

Marcos Fonseca, em todo o seu percurso, foi conquistando o respeito e reconhecimento daqueles que com ele lidaram, através do seu caráter simples, da sua experiência e da sua disponibilidade, contribuindo ativamente, em conjunto com as suas equipas, para a afirmação da AHBV de Tabuaço e do seu Corpo de Bombeiros no Distrito, na Região e a nível Nacional.

O Comandante Marcos Fonseca, integrando um grupo de pessoas, ficará para sempre associado, pela sua ativa participação, na reviravolta positiva da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Tabuaço, em termos estruturais, operacionais e de sustentabilidade financeira, que tem vindo a ser desenvolvida desde 2007. 


Cabe-nos aceitar e respeitar a sua decisão, e, sobretudo, agradecer e recordar o seu desempenho, o qual seja considerado por todos, que fazem parte integrante da vida dos Bombeiros e da Proteção Civil em geral, um exemplo a seguir.

Informamos que, a seu pedido e unanimemente aceite pela Direção, o Comandante Marcos Fonseca passará a fazer parte do Quadro de Honra do CB de Tabuaço.

Termina um ciclo e inicia-se novo ciclo. 


Para a sua sucessão foi indigitado o Bombeiro de 3ª, e atual Vice-Presidente da Direção, Filipe Cabral.

Até estarem concluídos todos os formalismos legais para a assunção de tão nobre cargo, em parceria, com espírito de partilha e de lealdade, entre ambos, o adj do comando Aurélio Ferreira assumirá as funções Comandante, em regime de substituição, ao qual se agradece, desde já, a sua disponibilidade.

Ao Comandante Marcos Fonseca, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Tabuaço, no seu todo, agradece toda a sua dedicação, experiência e competência, no desempenho das funções que agora cessaram, e deseja as melhores felicidades e sucessos, pessoais e profissionais, no percurso de vida que se segue. 


O nosso profundo agradecimento ao Comandante Marcos Fonseca.