Noticias

86º ANIVERSÁRIO

2018-03-03, 21:13:00

Dia 3 de Março, será sempre recordado em Tabuaço, por ter sido o dia escolhido por um grupo de Tabuacenses para fundar aquela que seria uma das maiores Instituições do Concelho de Tabuaço.
Faz hoje precisamente 86 anos, em 1932, que foi legalizada a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tabuaço, num ofício dirigido pelo Senhor António Augusto da Silva Barradas, à data Presidente da Comissão Administrativa Municipal à Direcção dos Bombeiros nos seguintes termos:
“Comunico a V. Exa que a Comissão da minha presidência viu com agrado a constituição da Corporação que se dignaram comunicar em ofício de Fevereiro findo, e a escolha do Exmo Sr. Dr. António Augusto Macedo Malheiro para Comandante da mesma Corporação. Também comunico que ela me encarregou de pôr à disposição de V. Exa todo o material para extinção de incêndios, que está na nossa posse, e de informar que não subscreve desde já, com o subsídio que V.Exas desejam, por não ter para isso verba no orçamento actual, mas inclui-la no primeiro orçamento que organizar.”(texto retirado do copiador geral de correspondência expedida da Comissão Administrativa Municipal de Tabuaço, entre 1931-1934)

Durante estes 86 anos de existência, houve momentos de dificuldade e de tristeza, mas muitos mais foram as conquistas, as realizações e as alegrias.
Hoje estamos todos de parabéns, desde os homens que deram início a esta Associação até aos pequenos infantes e cadetes que fazem parte dos Bombeiros Voluntários de Tabuaço, todos os que integram os Quadros e de uma forma ou de outra deram e dão o seu contributo para a manutenção da mesma.
Seja qual for a ocorrência, dentro ou fora do Concelho, por todo o Distrito e por todo o País somos reconhecidos como fazendo parte dos melhores dos melhores, e isso deve-se sem dúvida ao profissionalismo que cada um de vocês e cada um de nós coloca sempre que somos chamados.
Parabéns e obrigado a todos os que fazem parte desta Associação
Parabéns à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Tabuaço

A Direcção e Comando