Noticias

Bombeiros Voluntários de Tabuaço comemoraram 85 anos de vida

2017-03-06, 20:32:00

A instituição nasceu no dia 3 de março de 1932, mas foi no passado dia 5, a data escolhida para a comemoração do 85º aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Tabuaço, para o qual foi elaborado um programa que assinalou a efeméride.

Logo pela manhã o tradicional hastear das bandeiras seguido de romagem ao cemitério, para homenagear os “soldados da paz” já falecidos, colocando uma coroa de flores e o soar da sirene em sinal de saudade e respeito.

Com a presença das autoridades autárquicas locais, Representantes da Autoridade Nacional Proteção Civil, da Liga de Bombeiros Portugueses e da Federação do Bombeiros do Distrito de Viseu, de várias corporações congéneres e da população, esta cerimónia teve também a finalidade de assinalar a passagem ao Quadro de Honra de alguns elementos do Corpo Ativo por terem atingido a idade máxima permitida para a permanência no Quadro Ativo, e a entrega de medalhas Assiduidade cobre, prata e ouro, referentes aos 5, 10, 15, 20 e as de dedicação 25 anos de actividade ao serviço da associação.

Um dos momentos dignos de registo que emocionou os presentes foi o ato da entrega das medalhas de Assiduidade e dedicação aos elementos que já se encontram há alguns anos no Quadro de Honra, mas que por algum motivo nunca lhe tinham sido entregues.

Procedeu-se também às promoções aos bombeiros de 3ª a 2ª classes que concluíram com aproveitamento o exame em 2016.

A cerimónia foi igualmente aproveitada para a bênção de 3 viaturas (VALE02, VDTD12 e INEM01) pelo Pe. Manuel Gonçalves, que assim enriquecem a frota existente e que apesar de já estarem ao serviço há alguns meses, não haviam sido ainda submetidas a esta prática religiosa, sempre usada após aquisição destes equipamentos.

Estas iniciativas de homenagem aos elementos, que durante muitos anos disseram presente à chamada para qualquer apoio às populações, servem como reconhecimento do Comando e Direção a tão abnegados bombeiros e incentivo às classes jovens no cumprimento desta missão, dando continuidade ao projecto iniciado pelos fundadores, onde ao longo da sua história sempre fizeram jus ao lema “VIDA POR VIDA”.   

“Preparar o futuro, pensando no presente mas sem esquecer o passado”